O PROCESSO PEDAGÓGICO DE FORMAÇÃO HUMANÍSTICA DOS MAGISTRADOS BRASILEIROS

Autores

  • Maykon Cleyton Fernandes Montinegro

Palavras-chave:

Magistratura, Direitos humanos, Formação

Resumo

Por meio de previsão na Emenda Constitucional nº 45/2004, foi instituída a Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (ENFAM), responsável pela elaboração das diretrizes pedagógicas a serem utilizadas no processo de formação inicial e contínua dos juízes. O presente estudo, fixando a sua base lógica de investigação no método dedutivo, valeu-se de pesquisa qualitativa de viés bibliográfica e documental, bem como analítico e multidisciplinar, com o objetivo de investigar
o processo pedagógico de formação inicial e  contínua dos magistrados brasileiros voltado à  promoção dos direitos humanos. Constatou-se que embora exista a previsão legal, a educação em direitos humanos dos magistrados ainda existe mais no plano teórico que prático.

Biografia do Autor

Maykon Cleyton Fernandes Montinegro

Graduado pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Especialista em Residência Judicial pela Escola da Magistratura do Rio Grande do Norte - ESMARN e a Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN. Especialista em Direitos Humanos pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN.

Publicado

2021-08-03